Novo Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC:
O primeiro SUV de médias dimensões proveniente de Affalterbach

Março de 2016

O SUV de médias dimensões ganha maior dinamismo na forma do novo Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC. O motor de 3.0 litros V6 biturbo de 270 kW (367 CV) de potência, caixa de velocidades automática 9G-TRONIC altamente eficiente e com rápida passagem das mudanças e o sistema de tração integral AMG performance 4MATIC com distribuição de binário tendencialmente ao eixo traseiro formam a base para uma experiência de condução particularmente dinâmica. O design autónomo e a suspensão desportiva com afinação especial com base no sistema AIR BODY CONTROL com regulação adaptativa do amortecimento, destacam a afiliação ao mundo da condução desportiva da Mercedes-AMG.

O motor de 3.0 litros V6 biturbo é utilizado em vários modelos desportivos da AMG e é a única versão de seis cilindros disponível no modelo GLC. Debita uma potência máxima de 270 kW (367 CV) e produz um binário máximo de 520 Nm. O GLC 43 4MATIC acelera dos 0 aos 100 km/h em 4.9 segundos e a sua velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h. O recém-desenvolvido eixo dianteiro, a elastocinemática rígida e a direção desportiva progressiva AMG de alta precisão, contribuem significativamente para uma experiência de condução dinâmica.

Principais destaques
• Motor de 3.0 litros V6 biturbo com gestão modificada do motor e melhoria significativa da dinâmica e capacidade de resposta;
• Caixa de velocidades automática 9G-TRONIC com reduções de caixa e tempos de resposta particularmente reduzidos em modo "Sport Plus";
• Sistema de tração integral AMG performance 4MATIC com distribuição de binário tendencialmente ao eixo traseiro na proporção de 31:69 por centro (eixo dianteiro: eixo traseiro);
• Suspensão desportiva AMG RIDE CONTROL com regulação adaptativa do amortecimento em três níveis, modo selecionável através de um botão;
• Botão AMG DYNAMIC SELECT para selecionar entre diferentes experiências de condução através dos modos dinâmico e individual, com cinco programas de condução e parametrização específica da AMG;
• Programa Eletrónico de Estabilidade ESP® de três níveis;
• Eixo dianteiro com rótulas da direção recém-desenvolvidas e juntas de apoio de carga no braço da mola. Ajustes da elastocinemática nos braços da suspensão;
• Eixo traseiro com elastocinemática concebida especificamente para uma elevada dinâmica de condução;
• Sistema de travagem com discos de travão compósitos de grandes dimensões e internamente ventilados, discos de travão perfurados no eixo dianteiro com um diâmetro de 360 mm, e com um diâmetro de 320 mm no eixo traseiro;
• Para-choques dianteiro e traseiro com o estilo distintivo da AMG e ponteiras de escape especiais;
• Grelha do radiador em padrão diamante, com pinos cromados e lâmina com acabamento em preto de alto brilho;
• Jantes de liga leve AMG de 5 raios com 19 polegadas, acabamento em preto de alto brilho, polidas;
• Painel de instrumentos AMG com design em "xadrez", graduação até 280 km/h e menu principal AMG;
• Volante desportivo multifunções revestido em pele com relevo acentuado na zona de apoio das mãos, secção inferior achatada e costuras contrastantes na cor vermelho;
• Bancos desportivos revestidos em pele sintética ARTICO / microfibra DINAMICA em preto com costuras contrastantes.

Elevada potência, baixo consumo
O motor AMG de 3.0 litros V6 biturbo é caracterizado por uma elevada potência e um baixo nível de consumo de combustível e emissões de gases. Instalados junto ao motor, os dois turbocompressores são particularmente rápidos a responder às solicitações do condutor. Entre várias características, a elevada potência de 270 kW (367 CV) deve-se à elevada pressão de sobrealimentação de 1.1 bar. Juntamente com o binário de 520 Nm disponível na gama de 2500-4500 rpm, o motor liberta elevados níveis de dinamismo e resposta.

Passagens rápidas de caixa, elevada eficiência: a caixa de velocidades desportiva 9G-TRONIC
A caixa de velocidades automática 9G-TRONIC corresponde particularmente aos requisitos do GLC 43 4MATIC. Graças à aplicação de software específico para este modelo, os engenheiros de desenvolvimento da AMG conseguiram reduzir os tempos de engrenamento da caixa automática de 9 velocidades. A redução de caixa múltipla permite acelerações ainda mais rápidas, enquanto a função de dupla desembraiagem nos modos da transmissão "Sport" e "Sport Plus" permite uma experiência de condução mais emotiva. Os ajustes específicos da ignição também permitem passagens de caixa mais rápidas do que nos modos "Eco" e "Comfort". O modo "Manual" pode ser selecionado através de um botão separado na consola central. As passagens de caixa são realizadas de acordo com o modo da transmissão selecionado e o condutor poderá efetuar uma passagem de caixa através das patilhas de mudanças no volante. Além disso, a caixa de velocidades permanece na mudança selecionada e não passa automaticamente para uma mudança superior, quando o motor atinge a rotação máxima.

Maior agilidade: o suspensão desportiva baseada no sistema AIR BODY CONTROL
Para uma maior agilidade e uma maior tração mesmo em condução intensiva, os engenheiros de Affalterbach conceberam uma suspensão desportiva autónoma com base na suspensão pneumática AIR BODY CONTROL. Também especificamente adaptado para este modelo, o sistema de Amortecimento Adaptativo ADS PLUS pode ser ajustado em três níveis, designadamente "Comfort", "Sport" e "Sport Plus". Desta forma permitem aumentar a inclinação do pino mestre entre as configurações de elevado conforto e condução dinâmica desportiva.

Sistema AMG Performance 4MATIC
O sistema de tração integral AMG performance 4MATIC equipado de série é caracterizado por uma distribuição de binário tendencialmente ao eixo traseiro, na proporção de 31% ao eixo dianteiro e 69% ao eixo traseiro. Esta configuração assegura uma maior dinâmica de condução e permite uma maior aceleração lateral, além de uma melhor tração durante a aceleração.



AMG DYNAMIC SELECT
Com os cinco modos da transmissão DYNAMIC SELECT "Eco", "Comfort", "Sport", "Sport Plus" e "Individual", o condutor poderá modificar as características do GLC 43 4MATIC de acordo com a sua preferência, com o simples pressionar de um botão. A gama varia desde um estilo de condução económico a um estilo de condução extremamente desportivo. O sistema permite modificar os parâmetros chave, tais como a resposta do motor, caixa de velocidades, suspensão e da direção. Independentemente dos modos da transmissão DYNAMIC SELECT, o condutor tem como opção o botão "M" que poderá pressionar para mudar diretamente para o modo manual, que permite realizar as passagens de caixa exclusivamente através das patilhas de mudanças no volante.

Os programas de condução DYNAMIC SELECT "Sport" e "Sport Plus" estão configurados para uma dinâmica de condução ainda mais intensiva do GLC 43 4MATIC, do que nos modelos de produção em série. Isto é obtido através da característica mais precisa e direta do acelerador, das passagens de caixa mais emotivas com tempos de engrenamento reduzidos, função duplo desembraiar e desativação de cilindros. A maior rotação do ralenti também facilita um arranque e aceleração mais rápidos a partir da condição de paragem.

O sistema de travagem com discos de travão compósitos de grandes dimensões e internamente ventilados, desacelera fiável e rapidamente o SUV desportivo. No eixo dianteiro, o modelo está equipado com discos perfurados de 360 x 36 mm, com pinças fixas de 4 êmbolos com inscrição AMG, enquanto no eixo traseiro estão instalados discos de 320 x 24 mm com pinças fixas de 1 êmbolo.

Desportivo e distintivo: o design exterior
O design autónomo é aperfeiçoado com aplicações cromadas e em preto de alto brilho. O design tem como base a linha de equipamento AMG Exterior. A grelha do radiador com padrão diamante é caracterizada por pinos cromados, uma lâmina em preto de alto brilho com aplicações cromadas de alto brilho e inscrição AMG. As entradas de ar desportivas no para-choques dianteiro AMG estão equipadas com faixas cromadas de cor prata. Mais abaixo, o repartidor dianteiro com acabamento prateado direciona o fluxo de ar para os módulos de arrefecimento.

As jantes de liga leve AMG de 5 raios duplos de 48.3 cm (19 polegadas) e acabamento em preto de alto brilho dominam a vista lateral do veículo. Os pneus de vários tamanhos com dimensões de 235/55 R 19 e jante de 8 J x 19 no eixo dianteiro e 255/50 R 19 e jante de 9 J x 19 no eixo traseiro destacam a aparência imponente do modelo. A traseira também é destacada com características desportivas um design atrativo com duas duplas ponteiras de escape cromada. O revestimento desportivo do para-choques traseiro é específico da AMG e possui aplicações prateadas.

Visual desportivo com detalhes específicos do modelo: o design interior
O interior reforça a tendência consistentemente dinâmica com vários detalhes especialmente concebidos para o modelo. Ideal para um estilo de condução dinâmico, o volante desportivo em pele preta é caracterizado por uma secção inferior achatada e pespontos contrastantes na cor vermelha. Os bancos desportivos permitem acomodar o condutor e o passageiro dianteiro numa posição segura mesmo durante um estilo de condução dinâmico, graças ao aperfeiçoado apoio lateral dos bancos. O revestimento em pele sintética ARTICO/microfibra DINAMICA em preto enaltecem a configuração dos próprios bancos juntamente com as costuras contrastantes. Para combinar com o design dos bancos, os painéis centrais das portas são revestidos com o mesmo material.

Com os dois instrumentos analógicos redondos de grandes dimensões e um ecrã multifunções central a cores com 13.97 cm (5.5 polegadas), o painel de instrumentos AMG coloca toda a informação importante no campo de visão do condutor. O ecrã ECO ajuda a controlar um estilo de condução económica. Os instrumentos analógicos com visual em xadrez e o grafismo distintivo, conferem aos instrumentos de grandes dimensões um toque desportivo especial.

Características opcionais com destaque desportivo
O carácter desportivo do GLC 43 4MATIC também é destacado pelo equipamento opcional disponível: este varia desde os bancos desportivos com maior apoio lateral, estofos com revestimento em pele, revestimento em fibra de carbono do interior e o Pack Night, até às jantes de 21 polegadas de duas cores. O novo Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC celebrou a sua estreia mundial em março de 2016 no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque. O lançamento de mercado terá início em junho de 2016.

Actividade recente